Like Tips: Prepare o seu jardim para o inverno

Cuidados a ter com o seu jardim durante o inverno!

Dicas para cuidar do jardim no Inverno

Sempre que estamos com o inverno à porta temos desde clientes, a apaixonados por plantas e a amigos de Norte a Sul de Portugal a perguntar à equipa técnica da Like Garden o que fazer e que cuidados devem ter. E como tal achamos por bem dar-lhe 7 dicas de que cuidados a ter com as suas plantas e jardins no inverno.

Quando chegam as baixas temperaturas e chuvas, o nosso corpo sente essa mudança, assim como todos os organismos vivos no mundo das plantas. Mudanças de temperatura e humidade podem afetar a estrutura interna e a aparência externa das nossas plantas. Portanto, é importante saber cuidar das plantas no inverno, para evitar que as baixas temperaturas as afetem.

No entanto, apesar destas condições adversas, este período é um dos melhores momentos para colocar o seu jardim e o interior da sua casa em ordem: aliás, no inverno podemos incluir novas espécies, garantindo que haja uma planta nova que traga alegria para a sua casa com as suas cores.

Nesta estação, a mais escura de todas, devemos tomar alguns cuidados adicionais derivados das mudanças repentinas de temperatura e dos efeitos do aquecimento. Aprender a prevenir os efeitos dessas alterações, mantendo nossos jardins e plantas protegidos da chuva e do gelo, é fundamental para que as plantas possam crescer e desenvolver-se nas estações seguintes. Portanto, para manter os nossos amigos verdes vivos, é necessário ter alguns cuidados extras que explicamos a seguir.

Veja as 7 dicas e truques para ajudar o cuidar das suas plantas e jardins no Inverno e mantê-los saudáveis até à Primavera.

1. Redução da rega

Quando as temperaturas se aproximam ou caem para 0ºC, é aconselhável reduzir a quantidade de rega. O excesso de água pode apodrecer as raízes e, principalmente, com o frio a água pode congelar, afetando também a planta.

Sebe de Proteção

2. Proteção contra o frio

Outra dica da Like Garden é que as plantas devem estar perto de paredes e muros, ou entre os arbustos, para que estejam protegidos. O frio que vem diretamente do solo também pode ser muito prejudicial: por isso, nesta época, é aconselhável colocar os vasos sobre lenha ou gravilha, para evitar que as plantas entrem em contato direto com o solo frio e húmido.

3. Proteção contra geadas

As geadas podem ser muito prejudiciais para as plantas ao ar livre. Se tem algumas espécies de plantas delicadas, deve aumentar os cuidados: uma opção pode ser cobri-las com lonas de pano ou plástico, para evitar que a geada as atinja diretamente. O mesmo deve ser feito às árvores e arbustos delicados, protegendo-os com tecidos ou plásticos, que permitem manter uma temperatura mais alta no seu interior.

Rede Proteção Anti-Geadas

4. Cuidados com as raízes

Outro cuidado útil é proteger as raízes das plantas: isso pode ser feito, por exemplo, aplicando cobertura de manta no solo (mulching em Inglês), para formar uma camada protetora.

A cobertura é útil para manter a fertilidade e humidade do solo. Existem vários tipos de cobertura que pode escolher. Contacte a Like Garden para saber qual a mais indicada para o seu jardim.

bark-mulch-958416_1920 (1)
5. Livre-se das pragas

Embora o Inverno não seja caracterizado pela proliferação de pragas, existem alguns problemas específicos que podem prejudicar os nossos jardins e plantas ao ar livre. Um deles, certamente o mais comum, é a proliferação de fungos, que é gerada graças ao excesso de humidade, que tanto pode ocorrer devido ao excesso de irrigação como à abundância de chuvas. É uma das grandes preocupações da nossa equipa de jardinagem na zona Norte, principalmente na zona do Porto.

Portanto, neste período é aconselhável regar com moderação e certificar-se de que as plantas têm arejamento adequado. Se os fungos não forem evitados, uma boa solução pode ser o uso de fungicidas.

6. Estufas: "Bunker das plantas"

Na Like Garden temos o que chamamos de “bunker das plantas”: as estufas. As estufas são uma das melhores formas de proteger as suas plantas e ter a certeza que vão sobreviver ao inverno e reproduzir-se. De acordo com as dimensões do seu terraço ou jardim, pode escolher a forma e o tamanho da estufa, e entrar em contacto com a equipa de construção da Like Garden para obter um orçamento para construir uma estufa mais simples ou mais complexa. Este “bunker” ainda tem o bónus de adicionar alguma classe ao seu jardim.

7. O clima da sua região é importante para o seu jardim

Ter um jardim resistente às mudanças climáticas, às vezes abruptas, depende dos cuidados que temos. Em primeiro lugar, se pretende ter um jardim bonito (ou pelo menos vivo) ao longo do ano, é importante que identifique e compreenda o clima do local onde vive. Desta forma, pode optar por incluir no seu jardim, as plantas adaptadas a tais condições climáticas. Caso contrário, se escolher plantas que não são adequadas ao seu clima, dificilmente se adaptarão e sobreviverão.

Por exemplo, se vive em um local onde as temperaturas podem cair drasticamente, árvores decíduas são muito adequadas, pois entram em um estado de repouso durante o período, sendo ideais para o frio.

Contacte a equipa da Like Garden para saber mais informações sobre arbustos, tipos de cobertura de manta de solo, e redes anti-geada que pode colocar no seu jardim.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin